quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Consumo de maconha entre adolescentes americanos supera o de tabaco

"Washington, 14 dez (EFE).- O consumo de maconha aumentou no ano passado entre os adolescentes americanos, e, inclusive, já superou o de cigarro entre os estudantes do último ano do ensino médio.
O relatório anual do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (Nida) sobre consumo de drogas publicado nesta terça-feira revela que entre os estudantes de entre 17 e 18 anos, 21,4% fuma maconha, enquanto 19,2% fuma cigarro.
A diretora do Nida, Nora Volkow, disse nesta terça-feira que, em geral, se registrou um aumento de 10% no consumo de maconha entre os adolescentes.
O instituto de pesquisa social da Universidade de Michigan realiza anualmente este estudo para o Nida, que consiste em uma pesquisa feita com mais de 46 mil estudantes de entre 13 e 18 anos.
A pesquisa revela que entre os estudantes de 13 a 14 anos, 16% fumaram maconha alguma vez no último ano, enquanto na pesquisa do ano passado essa percentagem era de 14,5%.
Dos estudantes entre 17 e 18 anos, 6,1% assumiu que fumava maconha de forma regular, contra 5,9% do ano passado.
Já entre os estudantes de 15 a 16 anos, 3,3% disse que consumia maconha, em comparação aos 2,8% da pesquisa de 2009, enquanto entre os adolescentes de 13 a 14 anos, 1,2% admitiu fumar a droga regularmente, contra 1% do ano passado.
(...)
O segundo grupo de drogas de uso mais frequente entre os adolescentes depois da maconha é o dos medicamentos psicoterápicos, que aumentou nos últimos sete anos.
O estudo referiu-se especialmente aos analgésicos que contêm opiáceos, como o Vicodin e o Hydrocodone, assim como utilizados para tratar transtornos de ansiedade e de sono como as benzodiazepinas.
O consumo de outras drogas como a cocaína e a heroína se estabilizou e continua em níveis "muito baixos", de 3% e de 1%, respectivamente, enquanto o consumo de álcool caiu e o de cigarro, após vários anos de queda, estabilizou-se.
O número de jovens que disse ter tomado cinco copos ou mais durante as últimas duas semanas caiu de 25,2% no ano passado para 23,2%, uma percentagem muito inferior à registrada em 1998, de 31,5%. EFE"

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/consumo-de-maconha-entre-adolescentes-americanos-supera-o-de-tabaco.html

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário