quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Só não vê quem não fuma..

   Economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

  
   A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.
   O que se vê diariamente no jornal são matérias sensacionalistas que tentam passar para o povo que a polícia está combatendo o tráfico com eficácia. A verdade é que quando um grupo de traficantes é pego, o outro grupo aumenta os seus preços visto que terá mais procura e a oferta será a mesma, consequentemente se fortifica. O combate ao tráfico de drogas já provou ser ineficaz.
   Está na hora de revermos os nossos conceitos quanto à maconha, afinal de contas ela vem da terra e não requer nenhuma "fórmula mágica" para ser o que é, a lei nunca vai conseguir colocar uma planta em extinção quando pessoas ao redor do mundo inteiro defendem e praticam a sua plantação.


fonte:wikipedia/leiofertaeprocura; cabecaativa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário