quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Maconha - Quanto tempo permanece em nosso organismo ?

    É possível encontrar usuários de cannabis que afirmam sentir os efeitos da erva no dia seguinte de sua utilização. Esta "ressaca canábica", geralmente é associada a uma sensação de relaxamento corporal e paz interior, não possui a mesma intensidade do efeito provocado imediatamente após o uso. Mas pode estar diretamente associada a utilização da maconha. Isso porque a principal substância psicoativa encontrada na maconha, o THC, permanece no organismo humano por um período de até cinco dias.    Mas este período pode ser maior e depende diretamente da frequência de utilização por cada usuário.
Recentemente, o anúncio de que a Operação Lei Seca passará a fiscalizar e reprimir o consumo de drogas ilícitas entre motoristas foi motivo de polêmica dentro do movimento antiproibicionista. Capaz de acusar oito tipos de drogas (anfetaminas, metanfetaminas, canabinoides, derivados da cocaína e ecstasy, álcool, diazepínicos e opiáceos) o novo equipamento deve substituir o bafômetro a partir de janeiro de 2011.
     Algumas substâncias - inclusive o THC - permanecem no corpo humano mesmo após o término do efeito entorpecente. No caso da maconha, os canabinóides podem ser encontrados por via oral até 34 horas após o uso. Neste caso, o motorista pode ser punido mesmo sem estar dirigindo sob o efeito do entorpecente.


   
    A funcionalidade de outros exames que também detectam o consumo de maconha também está diretamente relacionada ao perfil de cada usuário. No caso de pessoas que utilizam a cannabis de forma moderada o espaço de tempo é bem reduzido. O THC é detectável por aproximadamente 5 horas no sangue e 10 horas na urina. O THCCOOH pode ser detectado no sangue em até 36 horas. Em usuários crônicos, o THCCOOH pode ser detectado na urina por semanas ou meses (máximo 95 dias). Já a coleta de fios de cabelo pode indicar o consumo de drogas durante o todo período de vida do fio.
    Mas é preciso lembrar que nenhum exame pode ser utilizado para formalização de um processo criminal pelo uso de substâncias ilícitas, já que na lei 11.343/06 a punição só pode ser aplicada com flagrante de porte de drogas. A única exceção fica por conta da justiça desportiva, que pune de forma rígida os atletas flagrados no exame antidoping.


fonte:cabecaativa.com.br

Um comentário:

  1. uma droga esse artigo, acho que vou fuma ele pra vê se recupero o tempo perdido

    ResponderExcluir